O objetivo principal do INCT CAPICUA - (Bio/Foto)Catálise, Adsorção e Intensificação de Processo para avançar na Captura e Utilização de CO2 é fomentar a sinergia e interdisciplinaridade de grupos de pesquisa que venham atuando de forma bem sucedida no desenvolvimento de materiais e processos voltados à captura e conversão de CO2 em diferentes cenários de emissão (pre-combustão, pós-combustão, direct air capture, beneficiamento de gás natural e biogás) explorando a adsorção física/química, diferentes modalidades de catálise (química, fotoquímica, biológica) aliadas a estratégias de intensificação de processo (leitos móveis, novos contactores obtidos por impressão 3D, aprendizado de máquina para otimização de processos, dentre outros).
Participam do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia " CAPICUA - (Bio/Foto)Catálise, Adsorção e Intensificação de Processo para avançar na Captura e Utilização de CO2", as seguintes instituições:
Executora/Sede:
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
Colaboradoras Nacionais:
- Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, Brasil
- Universidade Estadual do Ceará - UECE, Ceará - Brasil
- Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, Brasil
- Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, Brasil
- Universidade Tiradentes - UNIT, Sergipe, Brasil
Colaboradoras Estrangeiras:
- Missouri University of Science and Technology - Missouri S&T, Estados Unidos
- Universidad de Málaga - UMA, Espanha
- Imperial College London - South Kensington Campus - ICL, Inglaterra
- University of Alberta - UALBERTA, Canadá.
O INCT/CAPICUA - (Bio/Foto)Catálise, Adsorção e Intensificação de Processo para avançar na Captura e Utilização de CO2" tem sede no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, onde dispõe de diversos laboratórios modernamente equipados, salas de instrumentação e gabinetes para professores.
Universidade Federal do Ceará
Departamento de Engenharia Química
Campus do Pici – Bloco 709 – CEP 60440-900
Fortaleza/CE.
O modelo de governança do INCT contará com a constituição de um comitê gestor e um comitê de assessoramento internacional. O comitê gestor será composto de três membros da instituição-líder (UFC) e um membro de cada uma das cinco instituições participantes (UECE, UNIT, UFSCar, USP e UFSC).
Será constituído igualmente um comitê de assessoramento internacional, cujo objetivo será avaliar anualmente as atividades e produções do INCT-CAPICUA. Foram contactados os seguintes pesquisadores para compor o comitê de assessoramento internacional:
- Prof Alírio Rodrigues (Universidade do Porto, Portugal)
- Prof Carlos Grande (King Abdulla University of Science and Technology, Arabia Saudita):
- Prof Cláudia Letizia Bianchi (Università degli Studi di Milano, Italia)
- Prof Gianluca Li Puma (Loughborough University, Reino Unido)
- Prof João Coutinho (University of Aveiro, Portugal)
- Prof Paul Webley (Monash University, Australia)
- Dr Philip Llewellyn (Total Energies, França)
O INCT é composto por equipes de 6 diferentes instituições, pelo menos 5 delas oferecendo programas de pós-graduação avaliados como de excelência (notas 5, 6 e 7), o que é garantia de uma oferta regular de estudantes de pós-graduação, boa infraestrutura administrativa e de laboratórios, além de exposição internacional. A instituição sede (UFC) dispõe de três grandes laboratórios diretamente relacionados ao INCT: o Laboratório de Pesquisa em Adsorção e Captura de CO2 (LPACO2), o Núcleo de Pesquisa em Lubrificantes (NPL) e o Laboratório de Computação e Visualização 3D (LC3D), todos vinculados ao Departamento de Engenharia Química da UFC (DEQ/UFC).
O DEQ/UFSCar oferece serviços técnicos mecânicos e de vidraria, que permitem a confecção e o ajuste de componentes a serem empregados nas atividades do INCT. Técnicas complementares para a caracterização de catalisadores estão disponíveis no Laboratório de Caracterização Estrutural do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar e no Laboratório Nacional de Luz Sincrotron. No caso da UNIT (Sergipe), as atividades do INCT serão desenvolvidas no prédio do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais, do Instituto de Tecnologia e Pesquisa na Universidade Tiradentes. Conta-se com 4 amplos laboratórios e salas de apoio (vidrarias, estocagem, reologia, preparo e manipulação de amostras). Dentro das atividades previstas para o grupo ligado a USP, a geração das malhas para representar o domínio do problema será feita em software livre, este disponível no laboratório. A simulação referente ao comportamento térmico e fluídico será realizada com auxílio dos pacotes FEniCS, Libadjoint e IPOpt, todos eles disponíveis na internet sob licença livre de custo. Os laboratórios dispõem de computadores de alto desempenho para realização das simulações computacionais e infraestrutura típica de laboratório químico que permite a caracterização de PCM e leitos adsorventes.